Lilian dos Santos Venera
Lilian dos Santos Venera ocupa a Cadeira nº 14 da Academia de Letras de Balneário Camboriú, cujo patrono é J. G. de Araújo Jorge.
Dia 3 de Maio de 1936 – nasce em Curitiba PR – filha dos comerciantes – Eduardo Venéra dos Santos – Blumenauense (e também escritor) e de Lidia Shéffler dos Santos – Curitibana. Acompanhando seus pais, veio a residir em Blumenau – SC, onde estudou, trabalhou, casou, e teve seus 3 filhos únicos.
Foi nesta bela cidade Catarinense que vivenciou os melhores sentimentos e descobertas de sua prazerosa existência.
No ano de 1943
Deu início aos estudos primários no Grupo Escolar Machado de Assis – Bairro de Altona, hoje Itoupava Seca.
Sua 1º mestra foi, dona Venina de Castro e a diretora, dona Elsa Teschentin.
1945
Passou a estudar e fez o Curso Ginasial no Sagrada Família … — Colégio de Freiras da Divina Providência — no centro da cidade, onde descobre deslumbrada, talentos e aptidões para o desenho, a leitura, e a escrita – e também — a facilidade para o aprendizado de Idiomas…. Torna-se admiradora apaixonada e fiel da — ….POESIA, graças ao seu “Livro de Leitura” da 3º Série Primária – Paixão esta, que a acompanha por toda sua vida.! Entre outros Poemas e Versos, tomou conhecimento de “MENINA – MOÇA” de Machado de Assis, e “O SONHO” de João Köpke …..
1950
Já amante da música, matricula – se em um Curso de Piano com a Senhora Lange.
1953
Autodidata em desenho, inicia-se nas Artes Plásticas em um Curso de Pintura a óleo com irmã Sapiência – no Sagrada família.
1957
O romantismo que sempre fez parte de sua vida, atinge completamente o auge quando aceita o pedido de casamento de Roland Sievers, realizando assim o sonho de quase todas as mulheres – casar se e ter filhos.
1958
Nasce o Primogênito Maurício Alexandre.
Apesar de sua vida estar preenchida com mil afazeres, trabalhando sempre no Comércio de Secos e Molhados – de seu pai – ainda encontrava tempo para ler muito, pintar e colecionar versos e poemas. Nesta época escreve suas primeiras poesias – os seus Ensaios Poéticos.
1963
Dá à luz sua única filha Silvana Cláudia .
Dedica-se a pintura e se torna Professora Particular de Pintura lecionando também nos Centros Sociais de Blumenau. Nesta época aprende os primeiros segredos do violão com Solange Evaristo.
1968
Nasceu o caçulinha da família Luciano Roberto.
Sempre às voltas com – tintas e livros – torna-se associada da Biblioteca Fritz Müller de Blumenau – e é leitora assídua das obras dos maiores escritores Nacionais e Internacionais, lendo todos os livros de Jorge Amado e Lygia Fagundes Telles – e se identifica com a Poesia de J.G de Araújo Jorge – tornando-se fã incondicional deste Grande Poeta Lírico Social Brasileiro. (Dedicou -se também ao artesanato, além da pintura – por mais de 30 anos). Orgulhosamente doa um quadro seu, pintado a óleo, réplica da Antiga Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo –de Blumenau para o Acervo Histórico da Biblioteca.
1990
Grandes mudanças em sua vida… Transfere sua residência para Foz do Iguaçu – Paraná – (depois do seu Divórcio ), indo trabalhar nas Lojas “Woodstock” – Esportes Radicais – de sua filha Silvana Cláudia e genro Aldo Xavier Sanches – que além de Logista é até hoje, um grande Desportista, foi Vice Campeão Mundial de Vôo Livre – “ Asa Delta “, sendo que, Silvana foi sempre seu “Resgate“.
1993
Mudou-se para Balneário Camboriú, SC ,o “Balneário mais Charmoso do Sul do Brasil” conhecido por suas praias e excelente qualidade de vida – viajando sempre à Foz do Iguaçu quando a Equipe Woodstock precisava de ajuda. (Residiu em BC,por 10 anos).
1996
Chega aos 60 anos “Bem Vividos e (ultimamente) , Mal Dormidos “(por motivo de “” Festas Demais”” ) e desfruta, os –“Melhores Anos“- de sua vida, agora na “Melhor Idade”, como se costuma dizer, e dá início a sua Carreira de – Escritora, Poetisa e Declamadora — propriamente dita — participando do 1°Concurso Literário da Terceira Idade — na ‘’‘Fundação Viva Vida‘’ – da UDESC — ( Universidade Estadual de Santa Catarina) em Florianópolis, SC com 3 trabalhos: 1 Poesia e1 Conto — e 1 Crônica, intitulada – “Memórias de Uma Senhora Bem Comportada” – que conquista o 1° lugar na Categoria Crônicas .
–O Conto Infantil, o “Dragão Banguela”, também classificado, faz parte da – Primeira Antologia do mesmo Concurso. (que foi extinto pelo Governador Amin)
1997
Participação no 2° Concurso da UDESC com a obra intitulada – ‘’O Aniversário de Lidinha” — fazendo parte também da 2 º Antologia. ……Segue, sempre escrevendo, lendo muito e apreciando a Literatura em geral.Seu pai que tbm gostava de ler e escrever, tinha uma coleção de Enciclopédias …sendo as principais a .. ….BARSA e O TESOURO da JUVENTUDE e entre elas diversos Dicionários… Romances de Alexandre Dumas – (pai e filho) e outros autores famosos.
1998
Passa dois meses –, em fins de Julho á Setembro em Las Palmas de Gran Canária, a Capital, das 7 Ilhas Vulcânicas da Espanha. Visita livrarias, e entre outros, compra e traduz o Livro – “Poemas de La Isla”—de autoria da Poetisa Espanhola — Josefina de La Torre, irmã do renomado Pintor Canário — Néstor de La Torre.
1999
Faz parte de mais duas Antologias, uma no 3° concurso da UDESC com o Conto Infantil “O Dragão Prestativo” e outra na Casa do Novo Autor – Concurso — Escrevendo Mulheres — com “Homenagem para Lidia”, recebendo Prêmio Edição .
Também neste ano é eleita Rainha da Ginástica na Praia, grupo do Professor Husadel (que sempre a chamava de – Trovoada–) porque , no final das aulas, diariamente, recitava Trovas e convocava os participantes a repeti-las alegando que — Poesia é Cultura. …….Foi também eleita Rainha do Grupo Feliz Idade da ABCMI (Associação Brasileira dos Grupos da Melhor Idade) e entre 9 candidatas é aclamada 2° Princesa do Ano de 1999 – no Baile da Eleição da ‘’Rainha da Melhor Idade‘’ de Balneário Camboriú.
2000
Escreve mais de quinze poemas e dá início à sua carreira de declamadora, o que se constituiu um desafio pois nunca havia se dedicado a falar em público. Participa de dois Concursos, sendo classificada com Menção Honrosa, e tem ‘’Destaque Especial‘’ no – Concurso Literário Nacional de Brasília……Neste ano é convidada a representar Balneário Camboriú no grande concurso “Por Amor a la Tercera Edad” em – Chapadmalal – Mar del Plata , Argentina — onde foi eleita , 2° Princesa Internacional de la Mejor Edad ,entre 15 países participantes, ocasião em que recitou uma – Mensagem de sua autoria ….. em Espanhol …..“Yo Soy esta Mujer” ….Tradução de Guido Bogetti, Pintor Argentino, radicado em BC ,,,, e se tornou uma grande amiga da Poetisa Paraguaia Sra. Idalia Gomes Tursi de Ramires – que foi eleita a Rainha Internacional da Melhor Idade deste ano !
2001
Participa da Antologia Literária Internacional Del Secchi. Colabora no Informativo “Bem Viver – o Mensageiro da Terceira Idade” onde ganha uma coluna mensal…. Escreve periodicamente também para a… Página 3…. Jornal de Santa Catarina…. Brasil em Versos de Blumenau …. E…. continúa. decorando e declamando poesias…. Faz parte da Antologia do Primeiro Milênio – da Sociedade de Cultura Latina do Brasil – onde também é Sócia Fundadora….e continua fazendo parte de Antologias. …Começa a participar ativamente de Concursos literários Anuais… como os do Banco Real …. e também do Concurso Internacional Vitalício das Cataratas do Iguaçu – Possui Diplomas e Certificados destes eventos. .
2002
Participante ativa nas Tertúlias Lítero-Musicais, cujo idealizador era o professor Abel Beatriz Pereira – eleito o “ Magnífico Trovador ”…. e também …o Melhor Poeta Brasileiro.. no ano de 2000. Eram reuniões mensais em Florianópolis e Balneário Camboriu onde se confraternizavam Escritores, Historiadores, Poetas…. e Amigos da Grande Família.. da “ Revista de Prosa e Verso A Figueira” que festejou em 2002 a Centésima “Edição Ininterrupta” ao longo de 12 anos.
Era realmente a Poesia Brasileira sendo levada de Florianópolis para o mundo !
Dia 11 de Julho do ano de 2002, foi Empossada e Instalada — oficialmente em Sessão Solene a — “ALBC” Academia de Letras de Balneário Camboriú – cujo Patrono é o Poeta Lindolfo Bell… . Sendo Lilian dos Santos Venéra — Acadêmica Fundadora ocupando a cadeira de número 14 – tendo por patrono Jg de Araújo Jorge).
Em Outubro de 2002, lançou o seu 1° Livro Solo !
Poemas e Versos
‘’ . ‘’ DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO ‘’
2017
Continua participando de Antologias e Concursos ,
Lendo e Escrevendo sempre ,e decorando poemas …..
Pretende fazer a Segunda Edição ,,,,, Ampliada,,,
de seu livro !
Endereço
Rua 951, nº 333
Ed. Sta. Catarina, Ap.504 – B.CAMBORIÚ
Contato
47 99780-3223
47 99674-8706