“Menor que meu sonho,       
não posso ser”
Lindolf Bell

Lilian dos Santos Venera

Lilian dos Antos Venera ocupa a Cadeira nº 14 da Academia de Letras de Balneário Camboriú, cujo patrono é J. G. de Araújo Jorge.

Dia 3 de Maio de 1936 - nasce em Curitiba PR - filha dos comerciantes - Eduardo Venéra dos Santos - Blumenauense (e também escritor) e de Lidia Shéffler dos Santos - Curitibana. Acompanhando seus pais, veio a residir em Blumenau – SC
onde estudou, trabalhou, casou, e teve seus 3 filhos únicos.

Foi nesta bela cidade Catarinense que vivenciou os melhores sentimentos e descobertas de sua prazerosa existência.

No ano de 1943

Deu início aos estudos primários no Grupo Escolar Machado de Assis - Bairro de Altona, hoje Itoupava Seca.
Sua 1º mestra foi, dona Venina de Castro e a diretora, dona Elsa Teschentin.

1945

Passou a estudar e fez o Curso Ginasial no Sagrada Família ... -- Colégio de Freiras da Divina Providência -- no centro da cidade, onde descobre deslumbrada, talentos e aptidões para o desenho, a leitura, e a escrita - e também -- a facilidade para o aprendizado de Idiomas.... Torna-se admiradora apaixonada e fiel da -- ....POESIA, graças ao seu "Livro de Leitura" da 3º Série Primária - Paixão esta, que a acompanha por toda sua vida.! Entre outros Poemas e Versos, tomou conhecimento de "MENINA – MOÇA" de Machado de Assis, e "O SONHO" de João Köpke .....

1950

Já amante da música, matricula - se em um Curso de Piano com a Senhora Lange.

1953

Autodidata em desenho, inicia-se nas Artes Plásticas em um Curso de Pintura a óleo com irmã Sapiência - no Sagrada família.

1957

O romantismo que sempre fez parte de sua vida, atinge completamente o auge quando aceita o pedido de casamento de Roland Sievers, realizando assim o sonho de quase todas as mulheres - casar se e ter filhos.

1958

Nasce o Primogênito Maurício Alexandre.
Apesar de sua vida estar preenchida com mil afazeres, trabalhando sempre no Comércio de Secos e Molhados - de seu pai - ainda encontrava tempo para ler muito, pintar e colecionar versos e poemas. Nesta época escreve suas primeiras poesias - os seus Ensaios Poéticos.

1963

Dá à luz sua única filha Silvana Cláudia . 
Dedica-se a pintura e se torna Professora Particular de Pintura lecionando também nos Centros Sociais de Blumenau. Nesta época aprende os primeiros segredos do violão com Solange Evaristo.

1968

Nasceu o caçulinha da família Luciano Roberto. 
Sempre às voltas com - tintas e livros - torna-se associada da Biblioteca Fritz Müller de Blumenau - e é leitora assídua das obras dos maiores escritores Nacionais e Internacionais, lendo todos os livros de Jorge Amado e Lygia Fagundes Telles - e se identifica com a Poesia de J.G de Araújo Jorge - tornando-se fã incondicional deste Grande Poeta Lírico Social Brasileiro. (Dedicou -se também ao artesanato, além da pintura - por mais de 30 anos). Orgulhosamente doa um quadro seu, pintado a óleo, réplica da Antiga Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo –de Blumenau para o Acervo Histórico da Biblioteca.

1990

Grandes mudanças em sua vida... Transfere sua residência para Foz do Iguaçu – Paraná - (depois do seu Divórcio ), indo trabalhar nas Lojas “Woodstock” – Esportes Radicais - de sua filha Silvana Cláudia e genro Aldo Xavier Sanches - que além de Logista é até hoje, um grande Desportista, foi Vice Campeão Mundial de Vôo Livre - “ Asa Delta “, sendo que, Silvana foi sempre seu “Resgate“.

1993

Mudou-se para Balneário Camboriú, SC ,o “Balneário mais Charmoso do Sul do Brasil” conhecido por suas praias e excelente qualidade de vida - viajando sempre à Foz do Iguaçu quando a Equipe Woodstock precisava de ajuda. (Residiu em BC,por 10 anos).

1996

Chega aos 60 anos “Bem Vividos e (ultimamente) , Mal Dormidos “(por motivo de “” Festas Demais”” ) e desfruta, os –“Melhores Anos“- de sua vida, agora na “Melhor Idade”, como se costuma dizer, e dá início a sua Carreira de - Escritora, Poetisa e Declamadora -- propriamente dita -- participando do 1°Concurso Literário da Terceira Idade -- na ‘’‘Fundação Viva Vida‘’ - da UDESC -- ( Universidade Estadual de Santa Catarina) em Florianópolis, SC com 3 trabalhos: 1 Poesia e1 Conto -- e 1 Crônica, intitulada - “Memórias de Uma Senhora Bem Comportada” - que conquista o 1° lugar na Categoria Crônicas . 
--O Conto Infantil, o “Dragão Banguela”, também classificado, faz parte da - Primeira Antologia do mesmo Concurso. (que foi extinto pelo Governador Amin)

1997

Participação no 2° Concurso da UDESC com a obra intitulada - ‘’O Aniversário de Lidinha” -- fazendo parte também da 2 º Antologia. ......Segue, sempre escrevendo, lendo muito e apreciando a Literatura em geral.Seu pai que tbm gostava de ler e escrever, tinha uma coleção de Enciclopédias ...sendo as principais a .. ....BARSA e O TESOURO da JUVENTUDE e entre elas diversos Dicionários... Romances de Alexandre Dumas - (pai e filho) e outros autores famosos.

1998

Passa dois meses --, em fins de Julho á Setembro em Las Palmas de Gran Canária, a Capital, das 7 Ilhas Vulcânicas da Espanha. Visita livrarias, e entre outros, compra e traduz o Livro - “Poemas de La Isla”—de autoria da Poetisa Espanhola -- Josefina de La Torre, irmã do renomado Pintor Canário -- Néstor de La Torre.

1999

Faz parte de mais duas Antologias, uma no 3° concurso da UDESC com o Conto Infantil “O Dragão Prestativo” e outra na Casa do Novo Autor – Concurso -- Escrevendo Mulheres -- com “Homenagem para Lidia”, recebendo Prêmio Edição .
Também neste ano é eleita Rainha da Ginástica na Praia, grupo do Professor Husadel (que sempre a chamava de – Trovoada--) porque , no final das aulas, diariamente, recitava Trovas e convocava os participantes a repeti-las alegando que -- Poesia é Cultura. .......Foi também eleita Rainha do Grupo Feliz Idade da ABCMI (Associação Brasileira dos Grupos da Melhor Idade) e entre 9 candidatas é aclamada 2° Princesa do Ano de 1999 - no Baile da Eleição da ‘’Rainha da Melhor Idade‘’ de Balneário Camboriú.

2000

Escreve mais de quinze poemas e dá início à sua carreira de declamadora, o que se constituiu um desafio pois nunca havia se dedicado a falar em público. Participa de dois Concursos, sendo classificada com Menção Honrosa, e tem ‘’Destaque Especial‘’ no – Concurso Literário Nacional de Brasília......Neste ano é convidada a representar Balneário Camboriú no grande concurso “Por Amor a la Tercera Edad” em - Chapadmalal - Mar del Plata , Argentina -- onde foi eleita , 2° Princesa Internacional de la Mejor Edad ,entre 15 países participantes, ocasião em que recitou uma – Mensagem de sua autoria ..... em Espanhol .....“Yo Soy esta Mujer” ....Tradução de Guido Bogetti, Pintor Argentino, radicado em BC ,,,, e se tornou uma grande amiga da Poetisa Paraguaia Sra. Idalia Gomes Tursi de Ramires – que foi eleita a Rainha Internacional da Melhor Idade deste ano !

2001

Participa da Antologia Literária Internacional Del Secchi. Colabora no Informativo “Bem Viver - o Mensageiro da Terceira Idade” onde ganha uma coluna mensal.... Escreve periodicamente também para a... Página 3.... Jornal de Santa Catarina.... Brasil em Versos de Blumenau .... E.... continúa. decorando e declamando poesias.... Faz parte da Antologia do Primeiro Milênio - da Sociedade de Cultura Latina do Brasil - onde também é Sócia Fundadora....e continua fazendo parte de Antologias. ...Começa a participar ativamente de Concursos literários Anuais... como os do Banco Real .... e também do Concurso Internacional Vitalício das Cataratas do Iguaçu - Possui Diplomas e Certificados destes eventos. .

2002

Participante ativa nas Tertúlias Lítero-Musicais, cujo idealizador era o professor Abel Beatriz Pereira - eleito o “ Magnífico Trovador ”.... e também ...o Melhor Poeta Brasileiro.. no ano de 2000. Eram reuniões mensais em Florianópolis e Balneário Camboriu onde se confraternizavam Escritores, Historiadores, Poetas.... e Amigos da Grande Família.. da “ Revista de Prosa e Verso A Figueira” que festejou em 2002 a Centésima “Edição Ininterrupta” ao longo de 12 anos. 
Era realmente a Poesia Brasileira sendo levada de Florianópolis para o mundo !
Dia 11 de Julho do ano de 2002, foi Empossada e Instalada -- oficialmente em Sessão Solene a -- “ALBC” Academia de Letras de Balneário Camboriú - cujo Patrono é o Poeta Lindolfo Bell... . Sendo Lilian dos Santos Venéra -- Acadêmica Fundadora ocupando a cadeira de número 14 – tendo por patrono Jg de Araújo Jorge).

Em Outubro de 2002, lançou o seu 1° Livro Solo !

Poemas e Versos

‘’ . ‘’ DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO ‘’

2017
Continúa participando de Antologias e Concursos ,
Lendo e Escrevendo sempre ,e decorando poemas .....
Pretende fazer a Segunda Edição ,,,,, Ampliada,,, 
de seu livro !

=============================================================================================

(Para alterar ou mudar esta página, mande o seu novo texto através do e-mail academia@albc.com.br)

==============================================================================================

Endereço

FOZ DO IGUAÇU-PR - Avenida Brasil n° 434

Contato

(45) 3025-2409
(45) 99861-0641 ( Whatsapp )
lilianpoesia@hotmail.com