Tamara Kaufmann
Ocupante da Cadeira 23, da Academia de Letras de Balneário Camboriú, Patronato de Érico Veríssimo.
Tamara Kauufmann, ocupante da Cadeira nº 23 da Academia de Letras de Balneário Camboriú. Nasceu na Polônia em 27 de abril de 1936, porém é brasileira naturalizada e reside em Balneário Camboriú desde 1989. Seu ingresso na Academia aconteceu em 2003.
Também é artista plástica (gosta de pintar quadros em acrílico); Faz criação própria e conserta bijuteria, assim como outras artes manuais(enfeites, embalagens, bordados, tricô e crochê); Canta como amadora, com a Eulina Silveira e seu Grupo de Seresteiros, participando com canto e poesia; está nesse grupo desde 1997 e gravou um CD com os mesmos. Além de cantar e escrever, faz Artes Manuais(arranjos, presentes, tricô, bordados finos e tapeçaria, confecção de brinquedos, etc). Também é ótima cozinheira de “Forno e Fogão”, de doces e salgados.
Obras Editadas:
Apesar de ter nascido na Polônia, residiu na Rússia(país natural da mãe e dos avós), desde os seus mais ternos dias, devido a mãe ter ficado viúva logo após o seu nascimento. Aos 7 anos de idade, durante a II Guerra Mundial, ela e a mãe foram raptadas pelos alemães e levadas para um Campo de Concentração Nazista na Alemanha. Viveu na Alemanha 5 anos, onde a mãe tornou a casar-se com um ucraniano e teve mais uma filha. Após o término da guerra, a família levou 3 anos reivindicando algum país que quisesse recebe-la para recomeçar vida nova, pois não podia voltar para a Rússia devido ao regime Comunista. Assim vieram para o Brasil em 1948, residir em S. Paulo. Iniciou a trabalhar aos 14 anos numa indústria para poder ajudar no orçamento da casa. Somente aos 20 anos é que começou a estudar(a noite), trabalhando de dia. Formando-se em 2º Grau, tendo feito Superior de Comunicações e Psicologia incompletos. Trabalhou em Indústria, Comércio, Publicidade, Associação, Sindicato e em Empresas de Prestação de Serviços, subindo de cargos de Auxiliar até tornar-se Executiva(cargo com o qual aposentou-se). Em 1975 casou-se. Em 1989, ficou viúva, vindo morar em Balneário Camboriú, continuando a trabalhar como executiva até aposentar-se definitivamente em 1995. Ao chegar à Balneário Camboriú, procurou algo para ocupar-se, associando-se às Assoc. das Donas de Casa e Assoc.de Defesa de Consumidor, sendo eleita como Secretária em ambas as entidades por duas vezes. Participou ativamente da Intersindical, através dessas entidades. Em 1998 surgiu o Projeto Cultural 3º Milênio, ela entrou participando com poemas de sua Autoria. Concorreu em Concursos Literários no Rio de Janeiro, tendo sido classificada entre os 30 melhores poetas, sendo os mesmos publicados na antologia “Letras no Brasil-III”; Recebeu também certificados dos Concursos Literários de: “Manoel Cerqueira Leite, de Itapetininga(SP); Banco Real, Sesc e Balneário Camboriú. Publicou o livro “Entre Linhas e Poemas”, recebendo “Mensão Honrosa” da Câmara dos Vereadores de Balneário Camboriú e da Assembleia Legislativa de Sta. Catarina. Escreveu(de 2000 a 10/2009) Crônicas e Contos para a Revista “Bem Viver” de Balneário Camboriú e esporadicamente escreve seus pareceres e críticas no “Jornal Página-3”. É integrante desde 2003 da Academia de Letras de Baln. Camboriú, ocupando a cadeira nº 23. Também é artista plástica(gosta de pintar quadros em acrílico); Faz criação própria e conserta bijuteria, assim como outras artes manuais(enfeites, embalagens, bordados, tricô e crochê); Canta como amadora, com a Eulina Silveira e seu Grupo de Seresteiros, participando com canto e poesia; está nesse grupo desde 1997 e gravou um CD com os mesmos. Além de cantar e escrever, faz Artes Manuais(arranjos, presentes, tricô, bordados finos e tapeçaria, confecção de brinquedos, etc). Também é ótima cozinheira de “Forno e Fogão”, de doces e salgados.
Baln. Camboriú, 15 de junho, de 2011
Atualizado em 14 de novembro, de 2016.
Endereço
BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC
Contato
(47) 3367-1817