Patrono: Augusto dos Anjos – Cadeira 3
É graduado em Engenharia Agronômica (UDESC) e pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior (UNIVALI); Gerenciamento de Marketing (FURB); psicopedagogia (FURB/INPG); Filosofia (Claretiano).
É Mestre em Gestão de Políticas Públicas/Instituições, cultura e sustentabilidade (UNIVALI), Teologia Interconfessional (Uninter). Diácono Permanente da Igreja Católica, Personal & Professional Coaching (SBC), Especialista em Comunicação e Extensão Rural (ACARESC/Emater/Epagri). Atua como Palestrante Profissional há mais de três décadas, nas áreas de Motivação, Cooperativismo, Comunicação, Longevidade e Agrosofia (sustentabilidade), tendo larga experiência nas áreas de Cooperativismo, Agricultura Familiar e Agronegócio, Gestão Pública (Prefeito de Camboriú–SC e Diretor Estadual da Epagri — Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC), educação (professor secundarista e universitário), liderança, trabalho em equipe, comunicação, família, longevidade humana, juventude, entre outros.
Com sua longa e ampla experiência e formação na área de associativismo e cooperativismo (Trajetória Cooperativista do Prof. Ainor), além de ter trabalhado por mais de trinta anos em comunidades rurais formando grupos de jovens e mobilizando agricultores familiares em cooperativas, o Professor tem o “know how” em Agricultura Familiar, Cooperativismo e na formação de Comitês (e Núcleos) Educativos Cooperativos.
Nos links abaixo, conheça alguns temas que trabalhamos de acordo com nossos eixos de atuação?
— Cooperativismo
— Gestão Pública
— Agricultura Familiar e Agronegócio
— Corporativas
— Família




Patrono Cadeira 3
Biografia de Augusto dos Anjos (1884–1914)
Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos foi um influente poeta e professor brasileiro, considerado um dos principais nomes do Simbolismo e do Pré-Modernismo no Brasil.
Vida e Formação
Nascimento e Morte: Nasceu no Engenho Pau d’Arco, Sapé (Paraíba), em 20 de abril de 1884. Faleceu prematuramente, aos 30 anos, de pneumonia, em Leopoldina (Minas Gerais), em 12 de novembro de 1914.
Educação: Recebeu as primeiras letras de seu pai e estudou no Lyceu Paraibano, onde mais tarde viria a lecionar.
Direito: Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife em 1907.
Vida Pessoal: Casou-se com Ester Fialho em 1910.
Obra e Estilo
Publicação em Vida: Publicou em vida apenas o livro Eu (1912), composto por 56 poemas. O reconhecimento só viria postumamente.
Sua poesia é notável pela: Versificação Inovadora: Uso de vocabulário e versificação considerados “impróprios” para a época.
Pessimismo Cientificista e Existencial: Uma visão de mundo trágica e pessimista, focada na morte e na miséria.
Crítica Social: Crítica contundente à hipocrisia social e, frequentemente, à ética cristã.
Influência: Exerceu grande influência sobre o Modernismo brasileiro.
Influências Filosóficas
Sua “dialética poética” e visão de mundo foram fortemente influenciadas por pensadores e cientistas da época:
Carreira e Legado
Magistério: Dedicou-se ao magistério, lecionando em João Pessoa (onde se encontra hoje a Academia Paraibana de Letras na sua antiga residência) e, a partir de 1910, em vários estabelecimentos no Rio de Janeiro. Na época de sua morte, era diretor de um grupo escolar em Leopoldina.
Reconhecimento Póstumo: Após sua morte, seu amigo Órris Soares organizou a reedição do livro “Eu e outras poesias”, adicionando 46 poemas manuscritos ou dispersos em periódicos. Foi esta edição que o consagrou como um poeta “inventivo e singular”.
Espiritismo: Embora criticasse o cristianismo em sua obra, há relatos de que o poeta conduzia reuniões mediúnicas e psicografava em sua cidade natal.
www.loterio.com.br
contato@ainor.com.br
47 99976-4211