Dina Velleda

Dina Velleda

 

Ocupante da Cadeira 9 da Academia de Letras de Balneário Camboriú e patronato de Cruz e Souza.

 

DADOS BIOGRÁFICOS

Profissionalmente, a única coisa que Dina Velleda sempre fez foi trabalhar com comunicação. Em Jornal, atuou como repórter na indústria calçadista e teve uma coluna sobre Comunicação e Marketing. Em Televisão, atuou na área comercial. Em Empresas, foi gestora de Comunicação e Marketing em grandes Redes Varejistas de diferentes segmentos (Rede de Lojas de Linha Mole, Rede de Supermercados, Rede de Lojas de Brinquedos, Rede de Postos de Combustíveis, dentro outras). Na docência, ministrou aulas em cursos de Graduação e Pós-Graduação em disciplinas de Comunicação, Marketing e Coaching. Em Agência de Publicidade, trabalhou em quase todos os departamentos até abrir sua própria Agência. Atualmente, oferece consultoria de comunicação para empresas, mentoria para líderes e treinamento de comunicação para colaboradores, palestras e workshops. Além da tese de doutorado em Comunicação Organizacional e de seu livro (In)comunicação em Negócios é coautora em cinco livros (veja em www.dinavelleda.com.br). Até o momento publicou mais de 100 artigos em revistas científicas e jornais.

 

DISCURSO DE POSSE 

Excelentíssimos membros da Academia de Letras de Balneário Camboriú, amigos e autoridades, boa noite.

É com profunda emoção e um senso de responsabilidade imensurável que ocupo hoje, com humildade e gratidão, a cadeira 9 desta respeitável instituição.

A responsabilidade torna-se ainda maior ao lembrar-me de que esta cadeira tem como patrono o poeta João da Cruz e Souza.

Filho de escravos alforriados, nascido em 1861, em Desterro, atual Florianópolis, Cruz e Souza foi um dos maiores expoentes do Simbolismo brasileiro.

Um homem cuja sensibilidade traduziu, em versos, as dores e angústias de um povo subjugado, mas também a força de uma cultura que nunca se deixou apagar.

Sua vida, marcada pelo preconceito racial e pela luta incessante por voz, emerge em seus poemas como um grito por dignidade e reconhecimento, um brado por justiça e igualdade.

A obra de Cruz e Souza transcende o campo literário, revelando-se como um convite ao mergulho nas profundezas da alma humana, especialmente naquilo que concerne à dor e ao amor, à opressão e à libertação.

Honrar a memória de Cruz e Souza, portanto, é mais do que ocupar a cadeira 9; é, por meio da ciência da comunicação, mostrar o poder das palavras para gerar conexão, interação, troca, mas sobretudo, transformação.

 

E quem é Dina Velleda – uma pesquisadora que dedicou a sua vida a compreender e promover a arte da comunicação.

Sou doutora em Comunicação Organizacional, mestre em Educação, especialista em Marketing e Coach empresarial.

Toda a minha trajetória, tanto na pesquisa quanto na prática profissional, sempre tive como norte a crença de que a comunicação é a chave para o entendimento, a colaboração e o sucesso empresarial e pessoal.

Enquanto professora em cursos de graduação e pós-graduação, sempre busquei transmitir mais do conhecimento técnico, mas, sobretudo, a importância da comunicação para pacificar relações, especialmente por meio da escuta, da clareza no diálogo e, também, pelo silêncio.

Tive a oportunidade de atuar na gestão de comunicação de grandes empresas de diferentes segmentos, onde pude transformar relações e impulsionar negócios por meio da comunicação sistêmica. Hoje, continuo a cumprir este propósito por meio de mentorias online, ajudando líderes e gestores a desenvolverem uma comunicação mais assertiva e humanizada com suas equipes de colaboradores.

Em 2022, lancei o livro In (Comunicação) em Negócios, fruto de uma vasta pesquisa que realizei com mais de 700 empreendedores, onde comprovo que 90% dos problemas nas empresas advêm de falhas na comunicação.

Sou coautora em mais cinco livros e, até o momento, publiquei mais de 100 artigos em jornais e revistas científicas, e sigo alimentando minha paixão pela pesquisa e pela escrita acerca da Ciência da Comunicação.

Aproveito esta ocasião para partilhar que um novo livro está em gestação.

Saúdo os escritores que assim como eu assumem suas cadeiras nesta Academia, e agradeço à diretoria da Academia de Letras de Balneário Camboriú pela confiança em mim depositada: Teca Mascarenhas, Helga Frassetto, Tamara Kaufmann e especialmente a Miriam de Almeida pela recepção e acolhida calorosa.

Agradeço a Patrícia Rocha, à qual convidei para minha madrinha em homenagem a Cruz e Souza, uma empreendedora inspiradora e defensora incansável do reconhecimento e da valorização da cultura afro-brasileira.

Agradeço acima de tudo à Deus, por me conduzir em minha jornada.

Encerrar esta fala é também começar. Começar novas responsabilidades, novos desafios, novos encontros.

A literatura, assim como a comunicação, é feita de encontros. Encontros de palavras, de pessoas, de ideias. E que privilégio o meu poder compartilhar esses encontros com todos vocês.

Muito obrigada.

Livros

 

Dina Velleda

 

SINOPSE DO LIVRO (IN)COMUNICAÇÃO EM NEGÓCIOS

Após uma vasta pesquisa realizada pela autora em empresas e com mais de 700 empreendedores, ela revela nesse livro o ponto cego desencadeador da incomunicação nos negócios responsáveis por 90% dos problemas no ambiente de trabalho. Apresenta o seu Método ComunicAção para eliminar esse problema e você ter melhores resultados nos negócios e na vida pessoal. Você vai conhecer 5 Casos de Empresas que usaram e aprovaram o Método ComunicAção e tiveram grandes resultados. Você pode baixar a degustação do livro (até pág. 33) no site da autora, www.dinavelleda.com.br e se você gostar solicite o livro físico. O frete é grátis para todo o Brasil.

  • Você acredita que exista, atualmente, mais comunicação nas relações de trabalho? Dina Velleda explica o porquê existe menos comunicação. Pág. 72 a 77
  • Acredita, também, que basta comunicar o que você deseja para que a sua mensagem seja entendida? Ela prova que é preciso muito mais que isso. 63 a 68
  • Ela revela quais são as 4 PRÁTICAS comuns nas empresas e principais geradoras de 90% dos problemas no ambiente de trabalho. Pág. 53 a 55
  • E, alerta que problemas de (in)comunicação estão afetando duplamente a empresa: a saúde da empresa e a saúde física e emocional do empreendedor. Pág. 63 a 71
  • Além disso, vai ensinar a construir e a usar uma ferramenta que 60% das empresas não possuem, que ajuda na execução do planejamento do negócio e contribui para engajar os colaboradores. Pág. 139 a 143
  • E mais, vai ensinar as técnicas que palestrantes usam para controlar o nervosismo ao falarem em público para que você faça o mesmo em suas reuniões de trabalho e
    palestras. Pág. 173 a 175
  • Você vai saber também O QUE dizer para se conectar com seus ouvintes nos primeiros minutos da sua fala e COMO ter a atenção de todos até o final da sua apresentação. Pág. 167 a 171
  • Ela alerta! Suas palavras podem conduzir a efeitos de sentidos diferentes do que você pretendia e, mostra COMO se prevenir contra isso. Pág. 162 a 164

DADOS DO PRODUTO
Título: (In)Comunicação em Negócios: saiba O QUE comunicar e COMO comunicar
para ter melhores resultados nos Negócios e na vida pessoal.
ISBN: 978-65-00-52060-6
Segmento: Comunicação e Negócios
Idioma: Português
Formato: 15 x 21
Páginas: 232
Ano: 2022

 

Para contatar a autora:
Instagram: @dina.velleda
YouTube: @dinavelleda
E-mail: contato@dinavelleda.com.br
www.dinavelleda.com.br