Arnoni Caldart, Laura Porto, Dina Velleda e Tatiana Bissoni Vhoss: novos Acadêmicos da ALBC.
Na noite de 25 de outubro de 2024, a Academia de Letras de Balneário Camboriú comemorou seu aniversário de 22 anos com uma solenidade de gala.
O concorrido evento teve lugar no tradicional Marambaia Hotel e Convenções e foi amplamente prestigiado por personalidades ligadas à cultura da região e do Estado. Marcaram presença representantes do Poder Municipal, da Secretaria Estadual de Cultura, da Academia Catarinense de Letras, da Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes, e de Academias de Letras das vizinhas cidades de Itajaí e de Brusque; além de grande número de familiares, amigos, escritoras, escritores e demais pessoas convidadas.
Como parte da celebração, a nova Diretoria eleita para a gestão 2024-2025 foi oficialmente empossada: Presidente, Teca Mascarenhas, titular da Cadeira 7; Vice-presidente, Miriam Almeida, titular da Cadeira 24; Primeira-secretária, Helga Frasseto, titular da Cadeira 39; Segunda-secretária, Tamara Kaufmann, titular da Cadeira 23.
O ponto alto da festividade, que teve por cerimonialista o Acadêmico Eudes Moraes, titular da Cadeira 31, se constituiu na posse dos novos Membros Efetivos: as Acadêmicas e o Acadêmico eleitos pelo colegiado para integrar os quadros da instituição por seus méritos de escritores dedicados à Língua Portuguesa, cujas obras se destacam em diferentes gêneros literários.
Tatiana Bissoni Vhoss, Cadeira 8, tem por patronesse Cecília Meireles;
Dina Velleda, Cadeira 9, tem por patrono Cruz e Souza;
Laura Porto, Cadeira 21, tem por patrono Manuel Bandeira;
Arnoni Caldart, Cadeira 29, tem por patrono Olavo Bilac.
O discurso de recepção aos novos membros da Academia de Letras de Balneário Camboriú foi proferido pela Acadêmica Miriam Almeida , Vice-presidente da ALBC e titular da Cadeira 24, que em inspirada manifestação afetuosa e acolhedora lhes concedeu as boas-vindas e expressou o sentimento de júbilo de todo o colegiado.
Dando prosseguimento ao ritual da solenidade de posse, deu-se a outorga das insígnias e dos Diplomas aos novos Acadêmicos, ato que finalizou com a leitura conjunta do Juramento de Acadêmico.
Na sequência, já consagrados como membros, foi a vez de cada qual, por ordem de Cadeira, ocupar a tribuna para se pronunciar. Visivelmente emocionados com o significado da cerimônia, se expressaram a respeito da vida literária de seus patronos e sobre suas próprias trajetórias de vida.
Durante a celebração, o público presente foi presenteado com as intervenções poéticas da Acadêmica Tamara Kaufmann, Segunda-secretária e titular da Cadeira 23 e do Acadêmico Vilton João dos Santos, titular da Cadeira 34, que emocionaram a todos com a declamação de seus poemas.
Na sequência do evento, a presidência da ALBC, em nome de todos os membros, homenageou os seguintes Acadêmicos, concedendo-lhes uma placa de reconhecimento: Acadêmico Eduardo Meneghelli Júnior, membro fundador e titular da Cadeira 1, pelo idealismo, pioneirismo e fidelidade à ALBC e à cultura do município; Acadêmica e Segunda-secretária, Tamara Kaufmann, titular da Cadeira 23, como a decana da instituição, pelas duas décadas ininterruptas de assiduidade e comprometimento; Acadêmico e Ex-presidente Paulo Roberto de Souza, titular da Cadeira 36, pela resiliência e dedicação manifestas no decorrer de sua gestão.
A cerimônia foi encerrada com a breve fala da Presidente Teca Mascarenhas, que iniciou agradecendo a presença das autoridades, dos membros da Diretoria, das demais Acadêmicas e Acadêmicos e do público em geral e assim prosseguiu:
“A Academia de Letras de Balneário Camboriú vivencia nesta solenidade uma efeméride jubilosa, pois que numa feliz confluência de eventos comemora o aniversário de seus 22 anos, a posse da nova Diretoria e, como ápice, o ingresso de quatro novos membros efetivos.
Historicamente, as academias de letras têm a inalienável missão de reunir relevantes escritores das mais diversos áreas do conhecimento, mormente da literatura, preservar a língua nacional, respeitando seu caráter permeável e dinâmico, resguardar o registro literário dos antepassados e produzir novas obras, contribuindo para o enriquecimento cultural da contemporaneidade.
É dever de uma academia de letras, engajada no seu tempo, colaborar para a democratização da cultura, facilitando a todas as pessoas o justo acesso ao conhecimento e ao pleno exercício da cidadania.
Sejam muito bem-vindos, queridas confreiras Tatiana Bissoni Vhoss , Dina Velleda , Laura Porto , e querido confrade Arnoni Caldart ! Conceituados e dedicados escritores que, cada um com sua incomparável trajetória de vida, ama a cultura literária e faz da palavra escrita a matéria-prima com a qual materializa e dispersa seus sonhos.
Esta casa das letras, que tem como patrono o poeta catarinense Lindolf Bell, humanista de saudosa e inesgotável memória, os acolhe de braços abertos, a fim de, juntamente às ilustres acadêmicas e ilustres acadêmicos que a compõem, produzir e espalhar a escritura de qualidade, e fomentar na comunidade o gosto pela literatura. Através do incentivo à leitura e à escritura, principalmente por meio da publicação de obras, promoção de concursos literários, palestras, conversas com escritoras e escritores, e feiras de livros.
Sem prescindir, todavia, do indispensável apoio dos órgãos públicos do município e da sociedade civil, para que a nossa pujante Balneário Camboriú, que se destaca nacional e internacionalmente como invejável polo turístico, também recrudesça seu investimento na cultura, e para que, merecidamente, possamos igualmente nos orgulhar do resultado desse incentivo.
São esses os principais objetivos de todo o colegiado e da diretoria da ALBC que hoje têm a honra e o compromisso de assumir os rumos dessa instituição.
Muito obrigada!