“Menor que meu sonho não posso ser”

Poeta Lindolf Bell, Patrono da ALBC

Sobre a ALBC

A Academia de Letras de Balneário Camboriú, ALBC, fundada em 11 de julho de 2002, tem por objetivos o congraçamento da classe, a cultura do vernáculo, a preservação e o resgate histórico-literário regional, o aprimoramento das letras, e a publicação e a difusão de obras de qualidade, nos diferentes gêneros literários.

Em sua composição, a ALBC segue o modelo tradicional das Academias de Letras: as suas quarenta Cadeiras prestam homenagem a valiosos representantes do histórico cenário literário brasileiro, simbolizados nas Patronesses e nos Patronos das escritoras e escritores que a constituem como seus Membros Efetivos.

HINO

O projeto do hino foi inspirado e desenvolvido por esta Academia durante a gestão administrativa da presidente Miriam de Almeida (2013/2016), cuja letra foi selecionada por concurso público e a música produzida pela Banda Musical de Nego Joe

Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

Nossa História

A ideia de criação da Academia de Letras de Balneário Camboriú teve origem em um grupo formado por poetas e escritores de diferentes gêneros, os quais seguiram dando corpo ao importante projeto até culminar na sua execução e lograr reunir um número expressivo de intelectuais que buscavam compartilhar e divulgar a cultura literária.

Em 05 de novembro de 1999, após sucessivos encontros com a finalidade de fundar uma instituição que agregasse legalmente os literatos residentes na cidade, aconteceu a primeira reunião administrativa, que teve por local a residência da escritora Ana Branca Maia Cardoso. Estava demarcado, então, o início de uma Academia de Letras na cidade de Balneário Camboriú.

Presenças na reunião

Estiveram presentes na histórica reunião: Ana Branca Maia Cardoso, Ari Santos de Campos, Eduardo Meneghelli Júnior, Lílian dos Santos Venera, Mara Terezinha de Souza e Maria Carmen Varejão. Na ocasião, Eduardo Meneghelli Júnior e Mara Terezinha de Souza foram nomeados para presidir e secretariar a assembleia, respectivamente, bem como para providenciar a documentação necessária à homologação do Estatuto e do Regimento Interno do sodalício.

No dia 11 de julho de 2002, às 20h, nas dependências do Autocine Delatorre, foram oficialmente empossados os vinte (20) membros fundadores da Academia de Letras de Balneário Camboriú, ALBC:

 

Ana Branca Maia Cardoso, Ari Santos de Campos, Benjamim de Farias, Berenice dos Santos Dunbar, Eduardo Meneghelli Júnior, Euclides Philipp, Hellen Francini Thives, Isaque de Borba Corrêa, Jesus Gomes de Oliveira, João Straliot, Joel de Oliveira Gonçalves, Jorge Luis Crestani, Leda Mrowinsk, Lílian dos Santos Venéra, Mara Bratting, Marah T. de Souza, Maria Carmen Varejão, Maria R. Gonçalves, Rafael Ferreira e Rita de Cássia Oliani.